50 anos de Tremor de Terra e 8º Seminário do GPLV
REPROGRAMAÇÃO
19:00h
Local: Auditório da UEMG
Abertura do evento "50
ANOS DO TREMOR DE TERRA"
pelo Líder do GPLV, Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues
Lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo
dos 50 anos do Tremor de Terra
Palestras:
O Acervo Literário de Geraldo
França de Lima
na Universidade Federal de
Uberlândia
Betina Ribeiro Rodrigues da
Cunha (UFU)
Memórias e
silêncios: a velhice em narrativas de Luiz Vilela
Yvonélio Nery Ferreira (UFAC)
Interfaces entre Literatura e
Filosofia
Wilton Barroso Filho (UnB)
|
7h30
Local: UEMG, Câmpus de Ituiutaba -
Ala 2 - salas 05/07; 06/08 e 09/11
8º Seminário do GPLV
Debates de projetos acadêmicos
Sala 1.
Literatura
de Autoria Feminina
Debatedora:
Profa.
Dra. Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
7h
– Cibele Fátima do Prado: “A construção das
personagens na novela Filho de Pinguço, de Alciene
Ribeiro Leite”, TCC.
8h
– Maria Rodrigues do Carmo: “Alciene Ribeiro Leite:
uma vida registrada em acervo”, Projeto de Mestrado.
9h
– Natália Tano Portela: “Facies do feminino em
Alciene
Ribeiro”,
Relatório de Mestrado.
10h
– Maisa Barbosa da Silva Cordeiro: “Mulheres
Protagonistas
na literatura juvenil contemporânea
brasileira”,
Projeto de Doutorado.
Sala 2.
Quatro
faces da obra de Luiz Vilela
Debatedor:
Prof.
Dr. Wilton Barroso Filho (UnB)
7h
– Elcione Ferreira Silva: “O sagrado e o profano nos
romances Graça e Perdição, de Luiz Vilela”,
Projeto de
Doutorado.
8h
– Ronaldo Vinagre Franjotti: “O Conto e o Nada – o
Niilismo
na obra de Dalton Trevisan, Luiz Vilela e
Rubem
Fonseca”, Projeto de Doutorado.
9h
– Marcos Rogério Heck Dorneles: “Ruínas e modos de
narrar
em A Cabeça, de Luiz Vilela, e em Sete Contos de
Fúria, de António Vieira Bracinha”,
Projeto de Doutorado.
10h
– Pauliane Amaral: “Luiz Vilela: uma biografia literária”,
Relatório
de Doutorado.
Sala 3.
Luiz
Vilela e a literatura na escola
Debatedor:
Prof.
Dr. Yvonélio Neri Ferreira (UFAC)
7h
– Mateus Antenor Gomes: “Acovardamento e
silenciamento
em Os novos, de Luiz Vilela: uma análise
da
construção narrativa”, Projeto de Mestrado.
8h
– Karina Torres Machado: “A leitura literária na escola:
formando
professores”, Projeto de Doutorado.
9h
– Lígia Ribeiro de Souza Zotesso: “Programa Nacional
Biblioteca
da Escola (PNBE): Luiz Vilela na biblioteca
escolar”,
Projeto de Doutorado.
10h –
Rodrigo Andrade Pereira: “Luiz Vilela: da face pública
à ars
poetica”, Projeto de Doutorado.
Minicursos:
13:30h às 17:00h
Local: UEMG, Câmpus de Ituiutaba
Ala 2 - salas
05/07; 06/08 e 09/11
Tremor de Terra: estratégias para a formação
leitora e escritora
Karina Torres Machado (SEE-SP)
Resumo: Formar alunos escritores e leitores
constitui-se um dos objetivos primordiais das ações governamentais e
educacionais em nosso país, uma vez que após nove anos, os alunos não
conseguem ler, interpretar e reproduzir o que leem. Para que tais índices
melhorem, acreditamos ser necessário que o docente conheça as defasagens e as
potencialidades da turma, planeje, organize e recrie, constantemente,
estratégias e concepções para o trabalho com o texto em sala de aula. Assim,
o minicurso propõe oferecer metodologias e questões teóricas para aprofundar
os conhecimentos e as práticas de ensino que envolvam o texto literário e,
consequentemente, a produção escrita no contexto escolar a fim de que os
estudantes possam desenvolver e aperfeiçoar as capacidades de leitura e
escrita, que atendam a diferentes finalidades e espaços. Para isso,
valemo-nos da leitura dos contos “Imagem” e “O buraco”, contidos no
livro Tremor de Terra (1972), de Luiz Vilela, para
exemplificar como a inserção da leitura literária pode contribuir para a
produção escrita das variadas tipologias textuais, inclusive a dos textos
argumentativos, conteúdo curricular obrigatório do Ensino Fundamental
II. Como metodologia teórico-prático, utilizaremos o método semiológico
proposto por Mikhail Bakhtin e exemplificado no livro Literatura: a
formação do leitor (alternativas metodológicas), de Bordini e Aguiar (1993),
além dos conceitos de Regina Zilberman, nos livros A leitura e o
ensino da literatura (1988) e A leitura e o ensino da
literatura (1988), e de Eni Orlandi, com o livro Análise de
Discurso (1999).
Palavras-chave: Formação de leitor. Leitura e
escrita. Luiz Vilela.
Silêncios possíveis em
narrativas de Luiz Vilela
Yvonélio
Nery Ferreira (UFAC)
Resumo: O objetivo a que
me proponho neste minicurso é demonstrar formas de silêncio
nas narrativas de Luiz Vilela. Nesse sentido, o silêncio é para
minha leitura a matéria propulsora de sentidos e reveladora de subjetividades
dos personagens nas narrativas. Desenvolvo, nesse sentido, leituras
do silêncio com base nas próprias histórias contadas, nos excessos e negações
que o mundo contemporâneo impõe aos indivíduos e nos fracassos amorosos,
alicerçadas em pressupostos de Mikhail Bakhtin e em teorias acerca da
modernidade. Ao relacionar o silêncio e o tempo
histórico percorro os caminhos da memória, destacando o silêncio
político e as políticas de silenciamento até chegar às narrativas que
problematizam a velhice e as mazelas que dela decorrem.
Epistemologia do Romance
Ana Paula Caixeta (UnB)
Wilton Barroso (UnB)
Resumo: A ideia deste minicurso é iniciar os ouvintes a
uma maneira definida de ler romances, a qual nos acostumamos a chamar de
Epistemologia do Romance. Trata-se de fundamentar a leitura da narrativa
romanesca. Buscar-lhe os significados mais profundos e elucidativos. A
Epistemologia estuda o problema do conhecer, do saber, buscaremos explicar
qual o significado e sobretudo quais as possibilidades desta leitura metódica
do romance. Partimos na noção de sujeito em Kant, como fundamento desta
leitura. Formulamos a ideia de sujeito – leitor, o que permite a aplicação
epistemológica, que é capar de formular a questão central, mas leva a uma
outra disciplina que é a Estética. Disto nasce um jogo entre o epistemológico
e o estético. Neste momento Kant encontra Hegel, isto por do jogo emerge uma
tensão entre o epistemológico e o estético. As possibilidades de interpretação.
Minicurso:
Duração: 2 horas
i. O
que é Epistemologia?
Como e
porque aplicá-la ao estudo do romance?
A
formulação da questão central: o que eu posso saber?
Na
busca do saber, o sujeito esbarra na sensações?
ii. As
primeiras sensações (puras)
As
segundas sensações (epistemológica)
A
questão do gosto
O jogo
da leitura
19h
Local: UEMG, Câmpus de Ituiutaba
Auditório e Ala 5 - salas 09
e 10 , 2º pavimento
Sessões de comunicações:
Mesa 1
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Eunice
Prudenciano de Souza
Quem é o narrador de “O que cada um disse”? Uma leitura
cinematográfica do conto de Luiz Vilela
Pauliane Amaral (PG-UFMS)
RELEITURAS DE CONTOS DE LUIZ VILELA EM
‘CURTAS’
Lúcia Helena Ferreira Lopes
(FTM-EEGIP)
UMA METAFÍSICA DO AMOR EM TREMOR DE TERRA
Herisson Cardoso Fernandes (UnB)
O MASCULINO E O FEMININO EM LUIZ VILELA
Eunice Prudenciano de Souza
(UFMS/CPTL)
Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS/CPAN)
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: agressão e feminicídio em contos de
Alciene Ribeiro
Natália Tano Portela (PPG/CPTL/UFMS)
DESEJAR SER: A
METALINGUAGEM EM LIVRO SOBRE NADA,
DE MANOEL DE BARROS
Maisa Barbosa da Silva Cordeiro (UFMS/CPTL)
Mesa 2
Coordenação: Prof.
Dr. Wilton Barroso Filho (UnB)
O cronotopo no romance Perdição, de Luiz Vilela.
Elcione Ferreira (UFMS/CPTL)
DA AMIZADE:
UMA LEITURA DO CONTO “MEU AMIGO”, DE
LUIZ VILELA
Rodrigo Andrade Pereira (UFMS/CPTL)
ANÁLISE ENTRE OS CONTOS “NINGUÉM”, DE LUIZ
VILELA, E “O HOMEM QUE GRITOU EM PLENA TARDE”, DE IGNÁCIO DE LOYOLA
BRANDÃO
Lígia Ribeiro de Souza Zotesso (UEM)
Entre o nada e o tudo, a
morte humana
Denise
Moreira Santana (UnB)
Nathália Coelho da Silva (UnB)
A trindade do conto na era da repressão -
um olhar sobre a produção de Fonseca, Trevisan e Vilela nos anos 60
Ronaldo Franjotti (UFMS/CPTL)
Epistemologia do romance
Ana Paula Caixeta (UnB)
Wilton Barroso (UnB)
Luiz Vilela: Registros intermináveis de
Propriedade do Tremor de Terra (1967) ao mais recente livro, a novela, O
filho de Machado de Assis (2016).
Wania de Sousa Majadas (Unicamps - Goiânia)
Mesa 3
Coordenação: Prof. Dr.
Yvonélio
Nery Ferreira (UFAC)
DISSENSÃO
CONTÍSTICA EM TREMOR DE TERRA, DE
LUIZ VILELA.
Marcos Rogério Heck Dorneles
(UFMS/CPTL/PPGL)
O
EXISTENCIALISMO NA OBRA DE LUIZ VILELA
Lucas Fernando Gonçalves (UnB)
ANÁLISE
FILOSÓFICA DO CONTO “POR TODA A VIDA” DE LUIZ VILELA
Emanuelle Souza Alves da Silva (UnB)
Leituras
do silêncio político e de políticas de silenciamento em Os novos,
de Luiz Vilela
Yvonélio Nery Ferreira (UFAC)
Entre transgressões:
narrativa híbrida em Luiz Vilela e Mario Vargas Llosa
Janara Laíza de Almeida Soares (UnB)
DA SUBMISSÃO FEMININA AOS RESQUÍCIOS DE RESISTÊNCIA
NO
CONTO "nosso dia", DE LUIZ VILELA
Maria do Socorro Pereira
Soares Rodrigues do Carmo (UFMS/CPTL)
LITERATURA
CONTEMPORÂNEA E FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO – ANÁLISE DISCURSIVO-FENOMENOLÓGICA
Sonia Maria Pereira Maciel (UEMG/Ituiuatba)
Gabriela Cardoso Maciel (UEMG/Ituiutaba)
|
8:00h
Local: Líder Hotel
Gravação
de depoimentos para documentário do GPLV
|
*************
50 anos de Tremor de Terra e 8º Seminário do GPLV
15h Local: Líder Hotel - Ituiutaba, MG
Abertura do evento "8º Seminário do
GPLV"
pela Profa. Eunice Prudenciano de Souza
Organizadora do Evento
15:30h
Palestra:
O Acervo Literário de Geraldo França de Lima
na Universidade Federal de Uberlândia
Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
[Resumo
em breve]
19:30h
Local: Auditório da UEMG
Abertura do evento "50 ANOS DO TREMOR
DE TERRA"
pelo
Líder do GPLV, Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues
Lançamento
pelos Correios do Selo Comemorativo
dos
50 anos do Tremor de Terra
Homenagens
a Luiz Vilela
20h
Bate-papo com o escritor Luiz Vilela.
|
8h Local: UEMG, Câmpus de Ituiutaba
8º Seminário do GPLV
Debates de projetos acadêmicos
Sala 1.
Literatura de Autoria Feminina
Debatedora:
Profa. Dra. Betina Ribeiro Rodrigues
da Cunha (UFU)
7h – Cibele Fátima
do Prado: “A construção das
personagens na novela Filho de Pinguço, de Alciene
Ribeiro Leite”, TCC.
8h – Maria
Rodrigues do Carmo: “Alciene Ribeiro Leite:
uma vida registrada em acervo”, Projeto de Mestrado.
9h – Natália Tano Portela:
“Facies do feminino em Alciene
Ribeiro”,
Relatório de Mestrado.
10h – Maisa Barbosa da Silva
Cordeiro: “Mulheres
Protagonistas
na literatura juvenil contemporânea
brasileira”,
Projeto de Doutorado.
Sala 2.
Quatro faces da obra de Luiz Vilela
Debatedor:
Prof. Dr. Wilton Barroso Filho (UnB)
7h – Elcione
Ferreira Silva: “O sagrado e o profano nos
romances Graça e Perdição, de Luiz Vilela”,
Projeto de
Doutorado.
8h – Ronaldo
Vinagre Franjotti: “O Conto e o Nada – o
Niilismo
na obra de Dalton Trevisan, Luiz Vilela e
Rubem
Fonseca”, Projeto de Doutorado.
9h – Marcos Rogério
Heck Dorneles: “Ruínas e modos de
narrar
em A Cabeça, de Luiz Vilela, e em Sete Contos de
Fúria, de António Vieira Bracinha”, Projeto
de Doutorado.
10h – Pauliane Amaral: “Luiz
Vilela: uma biografia literária”,
Relatório
de Doutorado.
Sala 3.
Luiz Vilela e a literatura na escola
Debatedor:
Prof. Dr. Yvonélio Neri Ferreira
(UFAC)
7h – Mateus
Antenor Gomes: “Acovardamento e
silenciamento
em Os novos, de Luiz Vilela: uma análise
da
construção narrativa”, Projeto de Mestrado.
8h – Karina Torres
Machado: “A leitura literária na escola:
formando
professores”, Projeto de Doutorado.
9h – Lígia Ribeiro
de Souza Zotesso: “Programa Nacional
Biblioteca
da Escola (PNBE): Luiz Vilela na biblioteca
escolar”,
Projeto de Doutorado.
10h – Rodrigo Andrade Pereira:
“Luiz Vilela: da face pública
à ars
poetica”, Projeto de Doutorado.
Minicursos:
13:30h às 17:30h
Local: UEMG, Câmpus de Ituiutaba
Tremor
de Terra: estratégias para a formação leitora
e escritora
Karina
Torres Machado (SEE-SP)
Resumo: Formar alunos escritores e leitores
constitui-se um dos objetivos primordiais das ações governamentais e
educacionais em nosso país, uma vez que após nove anos, os alunos não
conseguem ler, interpretar e reproduzir o que leem. Para que tais índices
melhorem, acreditamos ser necessário que o docente conheça as defasagens e as
potencialidades da turma, planeje, organize e recrie, constantemente,
estratégias e concepções para o trabalho com o texto em sala de aula. Assim,
o minicurso propõe oferecer metodologias e questões teóricas para aprofundar
os conhecimentos e as práticas de ensino que envolvam o texto literário e,
consequentemente, a produção escrita no contexto escolar a fim de que os
estudantes possam desenvolver e aperfeiçoar as capacidades de leitura e
escrita, que atendam a diferentes finalidades e espaços. Para isso,
valemo-nos da leitura dos contos “Imagem” e “O buraco”, contidos no
livro Tremor de Terra (1972), de Luiz Vilela, para
exemplificar como a inserção da leitura literária pode contribuir para a
produção escrita das variadas tipologias textuais, inclusive a dos textos
argumentativos, conteúdo curricular obrigatório do Ensino Fundamental
II. Como metodologia teórico-prático, utilizaremos o método
semiológico proposto por Mikhail Bakhtin e exemplificado no livro Literatura: a
formação do leitor (alternativas metodológicas), de Bordini e Aguiar (1993),
além dos conceitos de Regina Zilberman, nos livros A leitura e o
ensino da literatura (1988) e A leitura e o ensino da
literatura (1988), e de Eni Orlandi, com o livro Análise de
Discurso (1999).
Palavras-chave: Formação de leitor. Leitura e
escrita. Luiz Vilela.
Silêncios
possíveis em narrativas de Luiz Vilela
Yvonélio Nery Ferreira (UFAC)
Resumo: O objetivo a que
me proponho neste minicurso é demonstrar formas de silêncio nas
narrativas de Luiz Vilela. Nesse sentido, o silêncio é para minha
leitura a matéria propulsora de sentidos e reveladora de subjetividades dos
personagens nas narrativas. Desenvolvo, nesse sentido, leituras do
silêncio com base nas próprias histórias contadas, nos excessos e negações que
o mundo contemporâneo impõe aos indivíduos e nos fracassos amorosos,
alicerçadas em pressupostos de Mikhail Bakhtin e em teorias acerca da
modernidade. Ao relacionar o silêncio e o tempo histórico percorro os
caminhos da memória, destacando o silêncio político e as políticas de
silenciamento até chegar às narrativas que problematizam a velhice e as mazelas
que dela decorrem.
Epistemologia do
Romance
Ana Paula Caixeta (UnB)
Wilton
Barroso (UnB)
Resumo: A ideia deste
minicurso é iniciar os ouvintes a uma maneira definida de ler romances, a qual
nos acostumamos a chamar de Epistemologia do Romance. Trata-se de fundamentar a
leitura da narrativa romanesca. Buscar-lhe os significados mais profundos e
elucidativos. A Epistemologia estuda o problema do conhecer, do saber,
buscaremos explicar qual o significado e sobretudo quais as possibilidades
desta leitura metódica do romance. Partimos na noção de sujeito em Kant, como
fundamento desta leitura. Formulamos a ideia de sujeito – leitor, o que permite
a aplicação epistemológica, que é capar de formular a questão central, mas leva
a uma outra disciplina que é a Estética. Disto nasce um jogo entre o
epistemológico e o estético. Neste momento Kant encontra Hegel, isto por do
jogo emerge uma tensão entre o epistemológico e o estético. As possibilidades
de interpretação.
Minicurso:
Duração: 2 horas
i.
O que é Epistemologia?
Como
e porque aplicá-la ao estudo do romance?
A
formulação da questão central: o que eu posso saber?
Na
busca do saber, o sujeito esbarra na sensações?
ii.
As primeiras sensações (puras)
As
segundas sensações (epistemológica)
A
questão do gosto
O
jogo da leitura
Palestras:
19h
Local: Anfiteatro da UEMG, Câmpus de Ituiutaba
Memórias e
silêncios: a velhice em narrativas de Luiz Vilela
Yvonélio Nery Ferreira (UFAC)
O cotidiano e todas as
mazelas que dele insurgem a partir da relação dos sujeitos narrativos entre si
e com o mundo é tema relevante na ficção de Luiz Vilela. Dilacerante em
sua essência, esse ambiente impõe aos personagens sentimentos de angústia,
medo, solidão, incompletude, fracasso, entre tantos outros capazes de fomentar
a sensação de impotência dos indivíduos em face do que se apresenta dia a dia.
Nessa perspectiva, vale ressaltar que a maioria dos personagens de Vilela
vivencia essa experiência capaz de fazê-los questionar a existência,
independente de sua faixa etária. Em meio a tantos sujeitos que compõem as
narrativas do autor em questão, figuram aqueles cuja velhice é a
particularidade a delinear as leituras nessa palestra. Apesar de o tema ser
exposto com simplicidade e naturalidade, o autor não se exime de apresentar
diversas intempéries que afligem os personagens nesse momento da vida. Absortos
em relacionamentos assinalados por indiferença, contradições, impaciência,
crueldade, mas por vezes marcados por cumplicidade e carinho, as tramas são
inegavelmente caracterizadas por silêncios e memórias de avôs, avós, netos, sobrinhos
e filhos. Logo, me fixarei aqui em leituras de memórias e silêncios desses
indivíduos a partir de alguns contos de Vilela.
Interfaces entre Literatura e Filosofia
Wilton
Barroso Filho (UnB)
[Resumo
em breve]
|
8h
Local: Salão de eventos do Líder Hotel
Coletiva de imprensa - Entrevista com Luiz Vilela
e com professores convidados
7h-13h30:
Visita
às escolas por
integrantes do GPLV para atividades
de divulgação dos 50 anos do Tremor de Terra Sessões de comunicações:
13h30
Local: nas dependências da UEMG
[Resumos
em breve]
20h
Local: Pilão Bar *
Lançamento da 10ª edição do Tremor de
Terra
* Pilão
Bar e Restaurante: Av. 15, nº 1084 - Centro, Ituiutaba, MG
|